Produto novo
Organizadores: Sérgio Norte e Angela Roberti; Editora: CCS & IEL & NELCA & BTL; Ano: 2024; 393 pags
Aviso: Últimas unidades!
Data de disponibilidade:
Fruto de uma pesquisa em profundidade realizada pelo grupo de autores, o livro traz um verdadeiro dossiê, por meio do qual o leitor conhecerá certos acontecimentos da trajetória política e pessoal daquele que era conhecido como o Bakunin brasileiro, que, para além de seu inestimável valor histórico, provocarão surpresa, perplexidade e, certamente, calorosos debates.
A leitura do texto tornará quase inevitável a comparação de Domingos Passos com Policarpo Quaresma, esse conhecido personagem de nossa literatura, criado pelo grande escritor anarquista Lima Barreto. Policarpo não só é internado num hospício, como é condenado à morte por seu extremado patriotismo e extravagante ideário.
Na história de Domingos Passos também há ressonâncias de Dom Quixote, o cavaleiro da triste figura, considerado louco por suas fantasias, devaneios e moinhos de vento, terminando seus dias desacreditado da existência de heróis no mundo.
A vida de Domingos Passos foi pautada pela tragédia, para a qual não houve a menor possibilidade de redenção. Os episódios relatados neste livro, sobretudo aqueles relativos aos anos finais de sua vida, provocam terror e piedade. Sem dúvida serão objeto de novas reflexões e análises que enriquecerão o estudo da história do anarquismo brasileiro.
Nenhuma avaliação de cliente no momento.