Livros
Seleção de algumas obras da biblioteca do CCS, e outros repositórios e textos direcionados aos grupos de estudos e debates do CCS.
Boletim do 3º Congresso Operário – publicação feito a partir dos conteúdos produzidos durante o 3º Congresso Operário (Brasil, de 23 a 30/04/1920), ocorrido no Rio de Janeiro. Após os congressos anteriores (1906 e 1913), seria nitidamente de influência anarcossindicalista, tendo como pano de fundo acontecimentos recentes como as greves gerais (1917 e 1919), insurreição anarquista (1918, Rio de Janeiro) e Revolução Russa (1917).
Título: Boletim do 3º Congresso Operário
Autor: Comissão Executiva do do 3.°Congresso Operário; Edgard Leuenroth
Editora: Comissão Executiva do do 3.°Congresso Operário; Edgard Leuenroth
Ano: 1920
Local: Rio de Janeiro; São Paulo
Nº páginas: 24 pp
Idioma: Português
Para visualizar e baixar o arquivo, clique em leia mais
"...Teremos de proceder, desde já, apresentando uma série de análises de aspectos importantes, que favorecem a boa compreensão dos fatores predisponentes do marxismo. Para tal fim, iniciaremos fazendo um estudo combinado da História, da Técnica e da Economia, afim de facilitar a boa compreensão do clima histórico em que ele surgiu, imprescindível à boa inteligência das suas ideias e significados"
Título: Análise dialética do marxismo
Autor: Mário Ferreira dos Santos
Editora: Logos
Ano: 1953
Local: São Paulo
Nº páginas: 220 pp
Idioma: Português
Para visualizar e baixar o arquivo, clique em leia mais
Mota Assumpção, anarquista português radicado no Brasil desde jovem, faz uma pormenorizada crítica do jornalismo de aluguel em sua época — décadas de 1910 e 1920 —, discorre sobre o início da sua militância política no anarquismo, e seu posterior afastamento e faz uma breve análise sociólogica do Brasil, ainda que com conclusões discordantes.
Título: Os sicários do jornalismo
Autor: Mota Assumpção
Editora: Officina Graphia Monteiro Lobato & Comp.
Ano: 1923
Local: São Paulo
Nº páginas: 197 pp
Idioma: Português
Para visualizar e baixar o arquivo, clique em leia mais
"Este livro despretencioso nada mais é que a palavra da rebeldia. Seu autor, homem do trabalho não tem veleidades de nenhuma espécie; quer apenas que os trabalhadores, seus irmãos compreendam as iniquidades da sociedade burguesa e contra ela se insurjam. Que os trabalhadores se interessem pela sua própria causa e combatam a própria miséria é o que queremos. Para isso escrevemos estas páginas onde palpita a ânsia da rebelião, o desejo ardente de ver a classe trabalhadora libertar-se da tutela burguesa por meio de sua ação conjunta, mas consciente saída de seus sindicatos — núcleos em que a sociedade futura já palpita em gestação."
Título: Luta sindicalista
Autor: Carlos Dias
Editora: s/d
Ano: 1919
Local: Rio de Janeiro
Nº páginas: 104 pp
Idioma: Português
Para visualizar e baixar o arquivo, clique em leia mais