Projeto segue a fita. Volume 1
Edgard Leuenroth e o movimento operário
Estreia 15 de maio de 2021 as 19h
www.youtube.com/centrodeculturasocial

Ao longo de seus 88 anos de história muitas pessoas passaram pela tribuna do CCS, além das notícias que saiam na imprensa operária e anarquista poucos foram os registros que sobraram sobre essas atividades.
A partir da reabertura do CCS em 1985 os companheiros passaram a gravar muitas das atividades em fitas K7 que ficaram guardadas por décadas com os companheiros do Círculo Alfa de Estudos Históricos. Estamos resgatando e digitalizando essas fitas para disponibilizá-las ao público.
Assim, homenageamos companheiros do passado e damos a oportunidade dos novos companheiros conhecerem um pouco de como nossos “velhinhos” pensavam.
Começaremos com o único registro em áudio da segunda fase do CCS, uma maravilhosa palestra de Edgard Leuenroth que, em 1965, com 84 anos de idade veio até o CCS falar sobre a “História do Movimento Operário”.
Em 2016 o CCS lançou a transcrição dessa palestra juntamente com outros textos.
Neste livro trazemos a palestra tratando da história do movimento operário e a análise por ele feita dos desdobramentos das ações anarquistas, dos trabalhadores, do empresariado e do governo. Descreve ainda algumas das lutas, como a pela jornada de 8 horas do 1º de maio, bem como as aterradoras condições laborais, a exploração do trabalho infantil e da mulher, as formas de violência física praticadas dentro do próprio local de trabalho que resultaram nas famosas greves de 1917, antecessoras de uma das maiores “Greves Gerais” da nossa história. Considerando a importância da Greve Geral de 1917 na história do movimento operário e tendo sido o companheiro Edgard Leuenroth preso, acusado e inocentado em decorrência dela, trazemos também outro importante documento: a transcrição da palestra “A Greve Geral de 1917: História e Cotidiano” realizada no CCS em 1992 por Jaime Cubero, Maria Auxiliadora Guzzo Decca e Margareth Rago.