Imprimir

 

A próxima edição do Cineclube Chico Cubero será em parceria com o Formiga Cineclube e exibirá 3 filmes para tratar da palestina e países árabes.
 
Nós Começamos Medindo Distâncias
Direção/Realização: Basma Alsharif. Produção: Programa de Produção da 9ª Bienal de Sharjah.
Ano: 2009.
País: Egito /Emirados Árabes.
Duração: 19min.
Sinopse: Longos quadros estáticos, texto, linguagem e som são costurados para desenvolver a narrativa de um grupo anônimo que ocupa o seu tempo medindo distâncias. Medidas inocentes transitam para medidas políticas, examinando como a imagem e o som comunicam a história. O filme explora um desencanto final com a realidade quando o visual falha em comunicar o trágico.
 
Mahdi Amel - O modo colonial de produção
Direção/Realização: Mary Jirmanus Saba.
País: Palestina.
Ano: 2024
Duração: 14min.
Sinopse: O intelectual libanês assassinado Mahdi Amel – muitas vezes apelidado de “o Gramsci árabe” – disse uma frase famosa: “Aquele que resiste nunca é derrotado”. Qual é a utilidade desse pensamento para nós hoje e qual é a nossa responsabilidade como criadores de imagens para Gaza?
 
Vibrações de Gaza
Direção/Realização: Rehab Nazzal.
Ano: 2023
País: Palestina/Canadá.
Duração: 16min.
Sinopse: Um pequeno retrato das experiências de crianças surdas no território colonizado e confinado de Gaza, Palestina. Nascidas e crescidas sob o cerco israelense e frequentes ataques, estas crianças, incluindo Amani, Musa, Iaras, entre outras, trazem histórias vívidas de seus encontros com bombardeios e a constante presença de drones no céu. As crianças descrevem suas percepções sobre ataques de mísseis através de vibrações no ar, tremores no chão, e a ressonância de prédios se colapsando. O filme também questiona se a surdez destas crianças são uma consequência do uso de armamento sônico por Israel, tais como estrondos sônicos.
 
🎬 Cineclube Chico Cubero
🗓 Data: Sábado, 17/05/25 às 16h00
🍿 Teremos pipoca, se puder e quiser, traga algo para beber!
📍 Local: Sede do CCS de SP: Rua Gal. Jardim, 253, sl. 22, Vila Buarque - SP
⁠🏴 Os encontros são presenciais, gratuitos e abertos para todas as pessoas interessadas.